segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Família na estrada


Esse aqui é o meu primeiro post após entrar no Uruguai. Normalmente eu falaria sobre as diferencias culturais, cambiais, gastronômicas e futebol como normalmente se fala.



Poucos falam sobre as pessoas, e eu dependo muito delas na minha viagem. E acho que é um dos bens mais importantes que eu tenho acumulado. São como um pedaço de família que tenho deixado na estrada.

O Uruguai já começou com uma grande diferença do Brasil. Logo após cruzar a fronteira, fui almoçar e uma família grande uruguaia almoçando no mesmo restaurante veio me prestigiar e pedir para tirar foto comigo e a bicicleta. Eram umas 8 pessoas. Tiraram todos juntos e tiraram cada um comigo e a bicicleta, foram uns 20 minutos conversando, tirando foto, fazendo fila e eles brigando pra quem tirar mais fotos. Um garotinho brasileiro que estava almoçando com a família ao meu lado me perguntou: "moço, você é famoso??" Imaginem....

Já na Barra del Chuy, eu conheci um casal de amigos, ele Dario e ela Nelza, seguindo uma indicação de uma amiga muito gente boa que eu conheci na estrada a cerca de 1000km atrás, a Maryella da Graxaim Ecoturismo. A Nelza estava de férias visitando os familiares no Brasil então que me hospedou foi o Dario, seu marido.


Dario é daqueles que anda com carrinho de mão, para conseguir levar consigo o seu coração, de tão grande que é.

O mate nosso na praia de toda manhã


Além de me receber em sua casa de portas abertas, pegou o carro e me levou para conhecer a Barra del Chuy, o Forte San Miguel e ainda solucionou meu problema de saque de dinheiro. Eu tenho milhares de cartões, global travel e NAAAADA de conseguir sacar dinheiro. Ele me levou ao banco da república uruguaia e conversamos com o gerente seu amigo (o cara conhece todo mundo!!!) e voi-là!! Problema resolvido!!


Fortaleza de San Miguel






Aqui é uma zona de fronteira, então existem muitos costumes brasileiros do lado de cá. Mas mesmo assim o Dario me aplicou várias tradições gastronômicas:

  • Dulce
  • Torta Frita
  • Donas Fritas
  • Chivitos
  • Guiso de Fideos Monitas
  • Chuleta e Fideos com Tuco
  • Bife a Milanesa com Papas Fritas e ensalada
  • Hielados
  • Galleta com grasa
  • Biscoto com rellenos de panederia
  • E claro, o mate uruguaio
Fomos comer um Chivito e ainda de quebra estava rolando um show gratuito de uma banda Uruguaia muito famosa chamada Trotsky Vengarán.


 
El Chivito!

Guiso de Fideos Monitas: cortesia de Lourdes e Heriberto, amigos incríveis

Tortas Fritas con Dona




Hoje de despedida Dario e os amigos farão um Assado de Tira a la brasa com papas gratinadas al provolone para celebrarmos!

Dario, Javier e Lucy e eu assistindo batendo um papo








Um comentário:

Aelson disse...

:D

Ainda há pessoas boas nesse mundo!